O que você quer encontrar?

Ergonomia no trabalho: dicas para melhorar sua rotina
14 de outubro de 2021Dicas

Ergonomia no trabalho: dicas para melhorar sua rotina

compartilhe este post

ergonomia no trabalho é um estudo que visa tornar a rotina profissional mais segura e organizada, proporcionando bem-estar e produtividade no escritório ou no home office. Dessa forma, existem normas e boas práticas que precisam ser aplicadas para que o ambiente de trabalho seja benéfico aos colaboradores.

Devido a pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram aderir ao trabalho remoto, mais conhecido como home office. Logo, a ergonomia tornou-se cada vez mais relevante para esse novo espaço de trabalho.

Sabendo disso, iremos te explicar o que é ergonomia e como ela é aplicada no dia a dia de trabalho. Boa leitura!

O que é ergonomia?

A ergonomia é uma ciência que estuda as condições de trabalho, com o objetivo de criar normas para que as atividades sejam realizadas de forma saudável e segura.

Dessa forma, ela visa reduzir os riscos do ambiente de trabalho, além de proporcionar melhores resultados para a empresa e para os colaboradores.

Como aplicar a ergonomia no trabalho?

A ergonomia pode ser aplicada de três formas no ambiente de trabalho: física ou organizacional. Portanto, para que você entenda melhor, vamos explicá-las a seguir:

Ergonomia física

A ergonomia física diz respeito a estrutura e equipamentos disponibilizados para os colaboradores de uma empresa. Logo, ela é utilizada para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e saudável.

Confira alguns itens que estão inteiramente ligados à ergonomia física:

  • Organização do ambiente;
  • Mesas e cadeiras ajustáveis;
  • Qualidade dos equipamentos;
  • Iluminação;
  • Ventilação;
  • Estrutura acústica;
  • Sinalização interna e externa.

Ergonomia organizacional

Já a ergonomia organizacional tem a ver com a dinâmica hierárquica da empresa. Dessa forma, ela tem como propósito tornar os processos da instituição mais organizados e eficientes para todos.

Para que ela seja aplicada, é preciso observar alguns aspectos que demonstram que a sua empresa necessita da ergonomia organizacional:

  • Dúvidas ou falta de informação dos colaboradores;
  • Trabalho exaustivo e repetitivo;
  • Falta de colaboradores;
  • Ausência de supervisão;
  • Volume de trabalho maior que o recomendado;
  • Falta de segurança no ambiente de trabalho.

Contudo, atentar-se aos processos internos é essencial para o bom funcionamento da corporação e para o bem-estar dos colaboradores, melhorando a ergonomia no trabalho.

Ergonomia cognitiva

Por último, mas não menos importante: a ergonomia cognitiva. De fato, ela já está atrelada aos aspectos mentais do colaborador e busca soluções para que não haja estresses ou desgastes.

A partir dela é possível mensurar como está a saúde mental das equipes e o que está prejudicando a produtividade de certos funcionários. Além disso, com tudo isso mapeado, a empresa pode utilizar novos métodos de trabalho, entendendo as necessidades e solucionando incômodos do ambiente de trabalho.

Como melhorar a minha rotina?

Com o distanciamento social, muitas pessoas optaram por trabalhar no modelo home office. Contudo, existem alguns obstáculos que podem atrapalhar a produtividade e até prejudicar a saúde física desses trabalhadores.

Por essa razão, separamos algumas dicas ergonômicas que irão tornar o ambiente de trabalho em casa mais aconchegante e saudável. Confira a seguir:

  • Trabalhe em um lugar bem iluminado e, se possível, com boa ventilação natural;
  • Invista em móveis ajustáveis e com o tamanho adequado para você;
  • Utilize descanso para pés;
  • Tenha sempre uma boa luminária por perto.

Além disso, nós, da RKM, indicamos que você dê uma atenção a mais para a sua alimentação, mantendo-a sempre equilibrada. Dessa forma, temos certeza que a ergonomia no trabalho impactará em seus resultados e garantirá mais bem-estar e saúde para a rotina.

Confira nosso vídeo sobre o assunto:

Ou se preferir, escute nosso podcast: 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre ergonomia no trabalho! Quer saber como estruturar um ambiente de home office em sua casa? Clique aqui e confira!

compartilhe este post
Saúde e bem-estar: projetos de espaços para sua casa
Dicas

Saúde e bem-estar: projetos de espaços para sua casa

Leia mais
Poluição sonora: a importância da acústica residencial
Dicas

Poluição sonora: a importância da acústica residencial

Leia mais
Jardins sensoriais: O encontro da paz e o verde
Decoração

Jardins sensoriais: O encontro da paz e o verde

Leia mais