Quentes ou gelados, um chazinho vai bem em qualquer hora do dia e podem fazer muito bem para a saúde e auxiliar no tratamento de doenças. Quer conhecer os tipos de chás e seus benefícios? Separamos algumas informações para você.
POR QUE INCLUIR CHÁS NA ROTINA?
Desde as civilizações mais antigas sabe-se que os chás têm muitos benefícios associados à saúde. Inclusive, hoje sabemos que eles acalmam, ajudam a melhorar a concentração, auxiliam o sono, aquecem o corpo e também são ótimos acompanhamentos para refeições. Além disso, são boas fontes de hidratação.
Dessa forma, a maioria das ervas e plantas utilizadas nas infusões promovem efeitos terapêuticos no organismo, como auxílio na eliminação de toxinas e até mesmo no controle do peso, de forma indireta. Eles também ajudam a prevenir a diabetes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, e inibem o desenvolvimento de células cancerígenas.
Entretanto, é preciso ter atenção, já que alguns desses chás também apresentam ação estimulante e, por isso, não devem ser consumidos à noite, nem oferecidos às crianças. Além disso, o ideal é tomar sem adição de açúcares e adoçantes, podendo substituir por uma colher rasa de mel, por exemplo.
NA HORA DE COMPRAR
É importante ficar atento aos tipos de chás e seus benefícios, mas outros fatores também devem ser considerados na hora da escolha. Por isso, para ervas mais frescas e com melhores resultados medicinais, procure lojas especializadas ou farmácias de manipulação.
Já no caso dos chás industrializados e vendidos prontos, é preciso atenção em relação à quantidade de açúcar. Isso porque mesmo as opções zero são arriscadas, já que apesar de não ter açúcar, muitas vezes possuem adoçantes que acabam não sendo tão ideal se consumidos em grandes quantidades. Por isso, sempre confira a lista de ingredientes e as informações nutricionais.
Agora, para os chás secos, prefira os potes lacrados e fracionados na hora do consumo. Consequentemente, as ervas correm menos riscos de serem prejudicadas pela ação da luz e da umidade. No caso das versões vendidas a granel, que não são hermeticamente fechadas, o risco de estragarem ou perderem propriedades é maior.
Em casa, guarde-os dentro de um armário fechado, longe de umidade, luz direta e de outros produtos com odor forte.
CONFIRA 5 CHÁS E SEUS BENEFÍCIOS
1. CHÁ VERDE
É rico em flavonoides, tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, hipoglicemiante e auxilia o controle de peso corporal. Todavia, pode ser consumido de forma fria ou quente, e vai muito bem com rodelas de limão ou laranja.
2. CHÁ DE CAMOMILA
Ótimo para quem sofre com insônia e ansiedade. Devido suas propriedades calmantes e digestivas, é ideal para consumo antes de dormir ou após as principais refeições.
3. CHÁ DE HORTELÃ
Rico em antioxidantes, auxilia também na eliminação de toxinas acumuladas. Além disso, também é bom para o estômago e a digestão, além de reduzir os gases abdominais.
4. CHÁ PRETO
Além de antioxidantes, contém cafeína, que é um energético natural. Aumenta a capacidade de alerta e ajuda no desempenho de atividades que exigem atenção, além de ajudar a diminuir a sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia.
5. HIBISCO
Ótimo para diminuir a retenção de líquidos devido a sua ação diurética, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória. Esse chá também se destaca por ajudar a diminuir a pressão arterial.
Como podemos ver, são muitos os tipos de chás e seus benefícios são bastante variados. Além de serem bons para saúde, são muito saborosos. E o melhor é que algumas dessas plantas podem ser cultivadas em casa, para um chá ainda mais natural. Basta reservar um pedacinho da cozinha ou varanda para fazer uma horta, até mesmo em seu apartamento.
Para mais dicas como essa, continue acompanhando nosso blog, lá você encontra diversos assuntos sobre casa, decoração, obras, organização e muito mais!