Um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, localizado na região centro-sul, o Funcionários é referência cultural e histórica. Tem esse nome em homenagem aos servidores públicos do Estado que vieram para Belo Horizonte com mudança da capital, ocorrida em 1896. Para abrigá-los o governo do Estado construiu 200 residências e deu ao bairro o nome de Funcionários.
Trata-se de um dos lugares mais charmosos, tradicionais e bem localizados de BH, criado para ser um polo residencial e com a responsabilidade de incentivar o crescimento das demais regiões. Na década de 80, o lugar passou por modificações, deixando antigos casarões darem espaço a modernos prédios. Após a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade, houve a criação do Circuito Liberdade, que visava transformar os prédios históricos esvaziados em espaços para a arte, cultura e preservação.
Cheio de fragmentos históricos e ruas arborizadas, esse bairro mineiro é um excelente lugar para viver, figurando entre os mais versáteis e procurados do mercado imobiliário. Como um excelente atrativo para famílias e profissionais, abriga ainda o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, escolas, supermercados, hospitais, o que facilita o cotidiano de quem vive em uma metrópole e sabe que a logística influencia diretamente na qualidade de vida.
Onde a tradição encontra a modernidade
Por ser um bairro tradicional, o Funcionários une a imponência dos casarões, muitos considerados patrimônios culturais de BH, com a modernidade e o requinte dos edifícios de alto padrão, proporcionando um visual elegante e uma mistura perfeita do moderno com o antigo. Esse contraste é um diferencial para a valorização da região, que concentra investimentos nos mais diversos setores.
Atualmente, é possível encontrar propriedades que atendem, com maestria, aos mais variados perfis de moradores, inclusive os mais exigentes, com imóveis de excelente padrão, com plantas confortáveis e adaptáveis de acordo com cada cliente e que garantem melhor qualidade de vida aos moradores.
Localização
Firmado na região de Savassi, uma delimitação do bairro que reúne os principais pontos de encontro dos mineiros em uma verdadeira diversidade cultural, o bairro Funcionários foi estrategicamente planejado, assim como todos os bairros dentro da Avenida do Contorno, fazendo divisa com o Santa Efigênia, Serra e a Savassi, além de ser próximo ao Centro, Lourdes, entre outros.
Suas principais vias de acesso são a Avenida Getúlio Vargas, que liga o Savassi e a Avenida Afonso Pena, que une os dois extremos. A mobilidade é um dos pontos fortes do local, uma vez que é possível, também, chegar facilmente a avenidas como Cristóvão Colombo, Nossa Senhora do Carmo e Avenida do Contorno. Além disso, está a 10 minutos do centro da cidade, com diferentes opções de transporte.
Ainda, morar no Funcionários é contar com todas as vantagens de uma área privilegiada, pois a região oferece uma infraestrutura urbana, mobilidade, arborização e segurança de destaque. Comporta também edifícios que estão entre os mais sofisticados da capital, focados em inteligência construtiva, escolhas conscientes, qualidade de vida, sustentabilidade, tecnologia e conforto.
Infraestrutura completa
Funcionários é um bairro que mescla tradição e modernidade, transbordando cultura. Seu grande número de bares, casas de show e restaurantes que agradam a todos os gostos, contribuem para que muitos conterrâneos e visitantes o reconheçam como o coração da capital.
A infraestrutura completa do bairro inclui ruas pavimentadas e arborizadas, iluminação pública, redes de serviços básicos, o que automaticamente se reflete em comodidade e conforto. Além disso, o bairro oferece fácil área hospitalar, opções de lazer como Minas Tênis Clube I, Praça da Liberdade, Pátio Savassi e todos os outros atrativos localizados na região da Savassi e redondezas.
Polo cultural e econômico
Morar no bairro Funcionários também significa estar no meio de um polo cultural e econômico de Belo Horizonte. Sede do governo por muitos anos, o bairro atraiu diversos tipos de atividades econômicas, criando um vasto comércio e atraindo as sedes de grandes empresas e instituições.
O bairro abriga também um dos mais importantes corredores culturais do país, o Circuito da Liberdade, que é composto por 33 instituições, dentre eles o Arquivo Público Mineiro, a Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Palácio da Liberdade e outros, uma rica experiência para quem quer conhecer mais sobre a capital mineira. Ainda, é palco do Savassi Festival, reconhecido como um dos maiores eventos de jazz do Brasil, que acontece em BH desde 2003.
Além do Circuito Gastronômico, onde se encontram alguns dos melhores e mais tradicionais restaurantes da capital mineira, dentre eles o Est! Est! Est!, Cabernet Butiquim, Domenico Pizzeria e Trattoria, Mercado da Boca, além de estar a poucos minutos de outros nomes como Glouton, Ninita, Testa-Vin e Olga Nur.
Charme e valorização
Ao somarmos fatores como localização estratégica, mobilidade, infraestrutura, comércio e cultura, certamente a valorização do bairro se mostra crescente, o que torna o bairro Funcionários um dos grandes destaques do mercado imobiliário. A maior parte dos imóveis são de alto padrão, o que atrai a atenção de investidores e torna o bairro cobiçado.
O Funcionários é o bairro que registrou maior valoração imobiliária no segundo trimestre de 2022, de acordo com o Relatório de Compra e Venda Casa Mineira do Quinto Andar, tendo o preço médio de compra por metro quadrado em R$ 9.614, levando em consideração o mesmo período do ano passado. O setor é a aposta certa para moradores e investidores.
Concluímos que o Funcionários é, sem dúvida, um dos melhores bairros para se morar em BH, com projetos otimizados e práticas sustentáveis.
Se você quer ter a experiência exclusiva de morar nessa região, conheça o Largo Piauí, o nosso novo empreendimento na esquina mais famosa do bairro.