Sabe aquele apartamento aconchegante, espaçoso, sem muitas paredes ou divisórias, com cômodos separados apenas por alguns móveis e iluminação? Estamos falando de um tipo de construção chamado conceito aberto, que está cada dia mais comum e promete ambientes integrados, com ampla luz natural, mais mobilidade e funcionalidade.
O apartamento ou casa com conceito aberto favorece a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. Como exemplo, podemos citar o seguinte cenário: cozinha e sala de estar integradas, um espaço livre em que você pode cozinhar e, simultaneamente, mantém a conversa com os seus convidados.
Além disso, o conceito aberto é uma ótima opção para quem trabalha em casa e procura por ambientes que atendam a diversas tarefas. Assim, o local pode servir tanto para a rotina de trabalho e estudos quanto para o lazer, promovendo mais comodidade e viabilizando novas possibilidades para os moradores.
Mas onde surgiu o conceito aberto?
Para entendermos um pouco mais sobre esse estilo de ambiente, voltaremos aos anos 90, em Nova York. Naquela época, era comum observar os antigos prédios industriais, que tinham andares sem muitas divisões, serem transformados em apartamentos residenciais.
Muitos galpões também se transformaram em futuras residências e, para caracterizá-los, a aposta criativa foi utilizar móveis como pontos delimitantes dos espaços. Dessa forma, foi possível definir os ambientes e usar decorações alternativas com cortinas ou vidraças.
Como aplicar o conceito aberto em apartamentos
A melhor forma para aplicar o conceito aberto em um apartamento é investir em uma planta flexível. A flexibilidade de uma planta permite transformações nos ambientes sem que haja alterações na estrutura do edifício.
Em razão disso, é importante alinhar as expectativas com a construtora para entender a composição dos ambientes do apartamento, e se é possível realizar mudanças ou não em sua estrutura.
Conceito aberto na nova realidade
Unindo funcionalidade e integração, o conceito aberto tem se tornado a opção mais relevante quando o assunto é praticidade. Independente do tamanho das casas e apartamentos, esse layout proporciona o aumento da comunicação entre os espaços e facilita a percepção de um ambiente maior, mais arejado e melhor distribuído.
E no novo cenário mundial, a pandemia da Covid-19 já revela mudanças no comportamento das pessoas na procura por espaços mais amplos, com distribuição inteligente, desenvolvida para atender às novas necessidades, consolidando ainda mais a tendência de conceito aberto.
Além de trazer funcionalidade ao lar, facilita a convivência familiar e traz a possibilidade de integrar áreas internas e externas, removendo portas ou paredes entre a sala e a varanda, por exemplo. Dessa forma, o espaço útil da casa, a ventilação e iluminação ganham destaque e proporcionam muito mais bem-estar aos moradores.
Então, se você está em busca de opções com ambientes integrados e soluções inteligentes para valorizar a sua experiência, aposte no conceito aberto para o seu futuro apartamento.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Está procurando por um novo lar? Clique aqui e saiba tudo o que você precisa verificar antes de comprar um apartamento na planta.