
Uma das principais missões da RKM é oferecer uma construção sustentável e saudável para seus clientes. Mas, para isso, é preciso orientar toda a construção a partir do conceito de projetos inteligentes.
Portanto, preparamos um conteúdo super completo para você entender o que são projetos inteligentes e como eles funcionam. Vamos lá?
O que é um projeto inteligente?
Um projeto inteligente considera diversos fatores relacionados à construção de um empreendimento com o objetivo de reduzir impactos ambientais. Além disso, esse tipo de projeto tem a intenção de promover uma estrutura mais saudável para os futuros moradores.
Logo, um projeto inteligente tem como propósito: reduzir a poluição ambiental e sonora, responsabilizar-se pelo entorno, valorizar o meio ambiente onde o empreendimento está inserido, e, claro, utilizar recursos de forma racional no processo de construção sustentável.
Quais medidas são aplicadas em uma construção sustentável?
A partir do conceito de projetos inteligentes, é necessário avaliar diversos fatores e características do empreendimento a ser construído. Assim, é possível visualizar quais medidas poderão ser aplicadas durante o processo, evitando o retrabalho e o desperdício de materiais.
Confira a seguir algumas medidas aplicadas no canteiro de obras da RKM:
- Separação adequada dos materiais recicláveis, direcionando-os para os pontos de coleta;
- O uso de areia industrializada, evitando a retirada deste material dos leitos e margens dos rios;
- Utilização de madeiras certificadas, garantindo a origem legal do material e a saúde da floresta;
- Uso de lâmpadas led para diminuir o consumo de energia;
- Tratamento de água para o reuso no canteiro de obras;
- Instalação de duto condutor de entulho para lançamento direto nas caçambas, evitando que a poeira seja espalhada;
- Uso, em parceria com a CEMIG, de fontes de energias renováveis como a fotovoltaica;
- Utilização da fachada aerada, que reduz o uso de argamassa e evita o desperdício do material tanto no transporte quanto na aplicação;
- Projeto de Alvenaria elaborado de maneira a dimensionar adequadamente as paredes para que não seja necessário a quebra de tijolos no assentamento, de modo a evitar desperdícios.
Viver em uma construção sustentável faz diferença?
Muitas pessoas se questionam se vale a pena ou não investir em uma construção sustentável, e a resposta é sim!
Isso porque uma construção sustentável proporciona mais conforto, bem-estar e saúde para os moradores, desde os detalhes do apartamento até as áreas comuns do edifício. Dessa forma, isso tudo acontece porque houve um planejamento estratégico, analisando as melhores formas de compor os ambientes e quais os melhores materiais e processos para serem aplicados.
Ademais, é importante lembrar que uma construção sustentável produz menos impactos ao meio ambiente, possibilitando uma cidade melhor para todos!
Nós da RKM, sempre nos preocupamos com a sustentabilidade em nossos projetos, por isso seguimos o conceito de projetos inteligentes em cada novo empreendimento, visando a saúde dos colaboradores presentes no canteiro de obras e da vizinhança do local. Dessa forma, garantimos os melhores resultados e firmamos o nosso compromisso com o meio ambiente.
Conheça mais sobre o assunto assistindo ao vídeo abaixo e ouvindo o nosso podcast!
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre construção sustentável. Quer saber o que é um apartamento sustentável? Clique aqui e confira!