Você com certeza já ouviu falar em construção sustentável, certo? Mas você sabe quais processos e características construtivas são consideradas neste tipo de projeto? Fique tranquilo(a), iremos explicar tudo sobre o assunto e esclarecer as suas dúvidas. Boa leitura!
O que é uma construção sustentável?
Quando falamos em construção sustentável já imaginamos um projeto feito de materiais recicláveis e focado em aspectos ambientais. Entretanto, uma construção sustentável perpassa este pensamento e considera características que vão além da estrutura de um empreendimento.
Porém, no momento em que colocamos um projeto sustentável em foco, estamos considerando o microclima onde a construção será inserida. Logo, o espaço onde ela irá acontecer, e claro, quais serão as alternativas cabíveis para diminuir o impacto da obra e de toda a sua operação.
Dessa forma, para você entender melhor, vamos explicar os três pilares que são estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável geral:
Social
Este campo se refere a tudo e todos que estão envolvidos ou sendo impactados durante o projeto. Para isso, é preciso pensar em como diminuir o impacto no entorno e como tornar o processo agradável e saudável para todos.
Econômico
Apoiar o comércio local é uma ótima ação para exemplificar esse pilar. Dessa forma, a construtora consegue investir em materiais regionais de boa qualidade, ao mesmo tempo que impulsiona a microeconomia da região.
Ambiental
Para além de viabilizar a sustentabilidade na construção (materiais e processos), é preciso criar um empreendimento que tenha maior desempenho e eficiência, considerando o tempo médio de duração de um edifício – em média 60 anos.
Quais os benefícios de uma construção sustentável?
Existem incontáveis benefícios ao se construir ou escolher viver em uma construção sustentável. Para os moradores são:
- Mais saúde e bem-estar para os habitantes do empreendimento;
- Mais economia para as famílias devido a tecnologias que diminuem o consumo de água e energia;
- Maior diferencial competitivo, o que agrega valor ao edifício e atrai compradores em potencial.
Agora, as vantagens para a construtora que trabalha com esse tipo de empreendimento, são:
- Maior desempenho e qualidade da edificação;
- Diminuição do impacto do setor no meio ambiente;
- Aumento de autoridade e credibilidade da empresa.
Contudo, uma construção sustentável gera impactos positivos em vários âmbitos, pois leva em consideração a experiência do futuro morador, mas também conta com um planejamento criterioso para que o impacto da mão de obra seja o menor possível.
A RKM é sustentável?
A RKM é uma das primeiras construtoras a projetar empreendimentos saudáveis e sustentáveis, preocupando-se com todas as etapas do processo construtivo. Contudo, para isso acontecer, investimos em pesquisas, profissionais e planejamentos sólidos, promovendo um trabalho consistente do início ao fim.
Acreditamos que a sustentabilidade na construção é um caminho sem volta, e já existem normas e legislações específicas para consolidar esse tipo de projeto em nosso país. Inclusive, cada vez mais estaremos caminhando para um futuro mais saudável e tecnológico, de mãos dadas com o meio ambiente.
Convidamos a arquiteta e professora universitária, Ana Lúcia Chagas para falar sobre o conceito, importância e exemplos da construção sustentável. Confira abaixo o nosso vídeo e podcast desta entrevista:
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Quer se inteirar mais sobre o assunto e saber como a sustentabilidade pode ser aplicada em seu apartamento? Clique aqui e saiba mais!