
A ergonomia no trabalho é um estudo que visa tornar a rotina profissional mais segura e organizada, proporcionando bem-estar e produtividade no escritório ou no home office. Dessa forma, existem normas e boas práticas que precisam ser aplicadas para que o ambiente de trabalho seja benéfico aos colaboradores.
Devido a pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram aderir ao trabalho remoto, mais conhecido como home office. Logo, a ergonomia tornou-se cada vez mais relevante para esse novo espaço de trabalho.
Sabendo disso, iremos te explicar o que é ergonomia e como ela é aplicada no dia a dia de trabalho. Boa leitura!
O QUE É ERGONOMIA?
A ergonomia é uma ciência que estuda as condições de trabalho, com o objetivo de criar normas para que as atividades sejam realizadas de forma saudável e segura.
Dessa forma, ela visa reduzir os riscos do ambiente de trabalho, além de proporcionar melhores resultados para a empresa e para os colaboradores.
COMO APLICAR A ERGONOMIA NO TRABALHO?
A ergonomia pode ser aplicada de três formas no ambiente de trabalho: física ou organizacional. Portanto, para que você entenda melhor, vamos explicá-las a seguir:
ERGONOMIA FÍSICA
A ergonomia física diz respeito a estrutura e equipamentos disponibilizados para os colaboradores de uma empresa. Logo, ela é utilizada para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e saudável.
Confira alguns itens que estão inteiramente ligados à ergonomia física:
- Organização do ambiente;
- Mesas e cadeiras ajustáveis;
- Qualidade dos equipamentos;
- Iluminação;
- Ventilação;
- Estrutura acústica;
- Sinalização interna e externa.
ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
Já a ergonomia organizacional tem a ver com a dinâmica hierárquica da empresa. Dessa forma, ela tem como propósito tornar os processos da instituição mais organizados e eficientes para todos.
Para que ela seja aplicada, é preciso observar alguns aspectos que demonstram que a sua empresa necessita da ergonomia organizacional:
- Dúvidas ou falta de informação dos colaboradores;
- Trabalho exaustivo e repetitivo;
- Falta de colaboradores;
- Ausência de supervisão;
- Volume de trabalho maior que o recomendado;
- Falta de segurança no ambiente de trabalho.
Contudo, atentar-se aos processos internos é essencial para o bom funcionamento da corporação e para o bem-estar dos colaboradores, melhorando a ergonomia no trabalho.
ERGONOMIA COGNITIVA
Por último, mas não menos importante: a ergonomia cognitiva. De fato, ela já está atrelada aos aspectos mentais do colaborador e busca soluções para que não haja estresses ou desgastes.
A partir dela é possível mensurar como está a saúde mental das equipes e o que está prejudicando a produtividade de certos funcionários. Além disso, com tudo isso mapeado, a empresa pode utilizar novos métodos de trabalho, entendendo as necessidades e solucionando incômodos do ambiente de trabalho.
COMO MELHORAR A MINHA ROTINA?
Com o distanciamento social, muitas pessoas optaram por trabalhar no modelo home office. Contudo, existem alguns obstáculos que podem atrapalhar a produtividade e até prejudicar a saúde física desses trabalhadores.
Por essa razão, separamos algumas dicas ergonômicas que irão tornar o ambiente de trabalho em casa mais aconchegante e saudável. Confira a seguir:
- Trabalhe em um lugar bem iluminado e, se possível, com boa ventilação natural;
- Invista em móveis ajustáveis e com o tamanho adequado para você;
- Utilize descanso para pés;
- Tenha sempre uma boa luminária por perto.
Além disso, nós, da RKM, indicamos que você dê uma atenção a mais para a sua alimentação, mantendo-a sempre equilibrada. Dessa forma, temos certeza que a ergonomia no trabalho impactará em seus resultados e garantirá mais bem-estar e saúde para a rotina.
Confira nosso vídeo sobre o assunto:
Ou se preferir, escute nosso podcast:
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre ergonomia no trabalho! Quer saber como estruturar um ambiente de home office em sua casa? Clique aqui e confira!