A era digital se faz presente em todas as atividades do dia a dia, sejam elas profissionais ou pessoais. Devido a isso, a procuração digital tem sido inserida nos mais diversos setores, trazendo mais dinamismo e segurança para os processos. Considerando isso, iremos te explicar a seguir como essa tecnologia funciona e quais as suas vantagens. Leia a seguir!
O QUE É UMA PROCURAÇÃO DIGITAL?
A procuração é um documento com validade legal que transfere a alguém poderes para agir em nome de uma outra pessoa. Nos contratos, quem concede o direito é nomeado o outorgante e quem recebe, o outorgado.
Outro detalhe é que há dois tipos de procuração: a pública e a particular. Enquanto a pública é lavrada em cartório por um tabelião, a segunda, é lavrada pelo outorgante, datilografada ou de próprio punho.
Uma das primeiras pessoas a utilizar essa documentação foi nosso primeiro Imperador, Dom Pedro I, que outorgou no século XIX uma procuração para que uma terceira pessoa pudesse lhe representar na Áustria, no dia do seu casamento.
Hoje, muitas décadas depois e após a criação de novas tecnologias, tivemos a chegada do certificado digital, que funciona como um RG e assim possibilitou a criação de procurações digitais. O processo permanece o mesmo, mas agora você pode fazer uma procuração de onde você estiver, seja em sua casa ou no escritório.
Para realizar a sua procuração é necessário ter o seu certificado digital e procurar a plataforma que atende a sua necessidade. No caso da Receita Federal, o próprio site tem um lugar específico para cadastramentos dos dados. Em outros casos, podem ser utilizadas plataformas como o DocuSign ou PSe (Portal de Serviços Eletrônicos da Safeweb).
QUAIS AS VANTAGENS DE REALIZAR A PROCURAÇÃO DIGITAL?
Existem diversos benefícios caso você opte por realizar a procuração digital. Além de ser um processo sustentável, que não requer o uso de papel, esse método também garante mais agilidade em suas procurações. Listamos a seguir as três principais vantagens de uma procuração digital:
1. SEGURANÇA
A operação é completamente segura. A cada novo documento, é criado um conjunto de códigos matemáticos únicos. Em caso de qualquer tentativa de edição, a autenticação feita anteriormente em sua procuração eletrônica é cancelada.
2. FACILIDADE DE GESTÃO
Com todo o processo sendo realizado de forma virtual, e suas procurações armazenadas na nuvem, você tem a possibilidade de acessá-las de qualquer local e ainda mantém todos os documentos em segurança.
3. COMODIDADE
Se perde a obrigatoriedade de estar presente fisicamente para ter acesso à documentação, o que proporciona uma diminuição nos custos e no tempo de deslocamento, em caso de um novo processo.
Portanto, optar pela procuração digital pode proporcionar inúmeros benefícios, além de ser uma tecnologia adequada para a realidade em que vivemos. Por isso, a RKM já apresenta essa ferramenta com o intuito de transformar as operações, tornando as negociações mais rápidas, baratas e desburocratizadas.
Confira aqui nosso vídeo completo sobre o assunto!
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre procuração digital. Quer ficar por dentro de outras inovações do setor imobiliário? Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre assinatura digital!