
Desenvolver construções preocupadas com o meio ambiente tem sido uma das tendências do mercado imobiliário. Logo, o ideal de apartamento sustentável tem sido difundido, fazendo que os projetos sejam elaborados de maneira a reduzir o uso dos recursos e diminuir os impactos ambientais.
O que é um apartamento sustentável?
O apartamento sustentável é um imóvel completamente planejado e estruturado seguindo as normas de sustentabilidade, ou seja, focado no respeito ao meio ambiente. Dessa forma, os projetos são desenvolvidos a partir de práticas ecológicas que preconizam o uso inteligente de recursos naturais para otimizar os aspectos da obra, a unidade em sua habitação como também a gestão mais eficaz nos condomínios.
Além disso, a postura sustentável vai desde a escolha inicial dos fornecedores, passam pelos materiais utilizados e incluem, ainda, a preocupação com os impactos ao entorno.
Práticas sustentáveis adotadas pelo mercado
Diminuição no consumo de energia
Uma das preocupações na hora de estruturar um apartamento sustentável é diminuir o consumo de energia. Para isso, o imóvel conta com uma projeto que valoriza os ambientes abertos, com janelas grandes e portas posicionadas em locais específicos para um melhor ao aproveitamento de luz natural e da ventilação externa. Evitando assim o uso desnecessário com eletricidade para equipamentos de ar condicionado e iluminação.
Dessa forma, os moradores conseguem mais bem-estar nos ambientes da casa e, o mais importante, diminuem consideravelmente o valor de suas contas de luz.
Uso de energia renovável
Produzir energia sem prejuízos ao meio ambiente já é uma realidade. Inclusive, isso é possível por meio dos métodos alternativos, com a geração de energia limpa e renovável, como a eólica e a fotovoltaica.
Nas construções sustentáveis, a valorização da fotovoltaica tem sido uma realidade que tem ganhado espaço. Isso porque neste sistema são utilizados painéis, normalmente constituídos por células de silício, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade.
Portanto, esta energia passa por equipamentos elétricos, que tratam essa corrente para que ela fique com as características ideais para o consumo. Além disso, dentre as vantagens deste sistema, está a redução das emissões de gases do efeito estufa, uma fonte de energia inesgotável, além, é claro, da economia financeira com a conta de luz.
Qualidade da água e uso racional
A preocupação com a qualidade da água que irá abastecer os apartamentos é um dos itens que marcam um edifício sustentável. Por isso, há maior cuidado com as tubulações e um sistema de reaproveitamento de água para iniciativas comuns do condomínio são definidas para diminuir o desperdício desse recurso natural.
Gestão de resíduos
Possuir esse sistema no empreendimento é extremamente importante, pois com ele é possível reaproveitar materiais, utilizando-os, por exemplo, como adubos para as plantas do apartamento ou de hortas compartilhadas. Logo, essa é uma forma eficaz para preservar o meio ambiente!
Sustentabilidade nos projetos RKM
Os projetos da RKM consideram o respeito ao meio ambiente como ponto de partida. Nesse sentido, o posicionamento vai desde a concepção do empreendimento até a execução dos detalhes finais, dando vida, também, ao que chamamos de construção saudável, que preza também pela saúde dos moradores, tema que trataremos em outro post aqui no blog.
Pesquisa e planejamento
O momento de pesquisa é muito importante para a nossa equipe, já que é com ela que trazemos ideias inovadoras para o projeto, ouvimos opiniões, além de pensarmos em como diminuir os impactos do setor.
Construção de um apartamento sustentável
A partir da conclusão do projeto, a fase de construção é iniciada. Portanto, ela engloba cuidados que fazem toda a diferença para a redução de impactos ambientais, e consideram diversos fatores relacionados à construção, indo desde os aspectos da poluição sonora, à responsabilidade com o entorno, até a valorização do meio ambiente com o uso racional dos recursos na construção. É o que na RKM chamamos de Projetos Inteligentes.
Projetos inteligentes
Os projetos inteligentes norteiam o uso inteligente de recursos para diminuir os impactos ambientais, reduzir custos e levar mais benefícios também para os moradores. Conheça alguns itens que fazem parte deles:
- Separação adequada de materiais recicláveis, direcionando-os para os pontos de coleta;
- Utilização de areia industrializada, evitando a retirada deste material dos leitos e margens dos rios;
- Uso de lâmpadas led para a diminuição no consumo de energia;
- Utilização de madeiras certificadas, garantindo a origem legal do material e a saúde da floresta.
- Tratamento da água para a reutilização no canteiro de obras;
- Uso de fontes de energias renováveis como a fotovoltaica, em parceria com a CEMIG.
- Utilização da fachada aerada, que reduz o uso de argamassa e evita o desperdício do material tanto no transporte quanto na aplicação;
- Projeto de Alvenaria elaborado de maneira a dimensionar adequadamente as paredes para que não seja necessário a quebra de tijolos no assentamento, evitando desperdícios.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre apartamentos sustentáveis. Não deixe de acompanhar o blog da RKM para mais conteúdos como este.