O que você quer encontrar?

6 cuidados ao comprar um imóvel + dicas extras para te ajudar
17 de agosto de 2021Tudo sobre imóveis

6 cuidados ao comprar um imóvel + dicas extras para te ajudar

compartilhe este post

Comprar um imóvel requer uma análise extensa, pois é observando cada detalhe que você fará a escolha mais coerente, levando em consideração as suas necessidades e objetivos. 

Antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível que você avalie a região onde o imóvel está localizado, qual empreendimento atenderá melhor a sua rotina, documentações relacionadas ao processo de compra, formas de pagamento e, um dos itens que às vezes não é colocado como prioridade no processo: a confiabilidade da construtora ou incorporadora. 

Por isso, neste blog post, listamos 10 cuidados que você deve ter ao comprar um imóvel. Confira todos eles e tenha sucesso na sua aquisição:

1 – Pesquise e verifique a região

Um dos diferenciais para se viver bem e ter qualidade de vida garantida é a escolha do bairro. Realize uma pesquisa sobre a região e a vizinhança do imóvel que você pretende adquirir e entenda as comodidades que o bairro pode oferecer, como supermercados, hospitais, shoppings e faculdades, por exemplo. 

2 – Confirme a credibilidade da construtora/incorporadora 

Antes de começar o seu processo de busca pelo novo imóvel, procure referências sobre a construtora ou incorporadora que você deseja fechar negócio. Assim, você confirmará a credibilidade da empresa, qualidade de seus serviços, além de conhecer alguns projetos recentes realizados pela mesma e seus prazos de entrega.

3 – Confira a documentação

É importante que você saiba como anda a sua documentação pessoal para conseguir dar andamento à compra. Mas, mais importante que isso, você deve conferir a documentação do vendedor e do imóvel para garantir que a sua aquisição está sendo realizada de acordo com as leis. 

4 – Verifique o imóvel antes de comprar 

É importante realizar uma vistoria em todos os ambientes para evitar problemas futuros ou até mesmo um prejuízo em relação às condições do local. Além disso, esse será o momento ideal para você compreender as reformas necessárias e até mesmo planejar as modificações que você pretende elaborar para deixar o imóvel com a sua cara. 

5 – Conheça as formas de pagamento

Comprar um imóvel requer planejamento e pesquisa. Antes de fechar um negócio, informe-se sobre as possíveis formas de pagamento que a incorporadora oferece e avalie qual será mais vantajosa para você.. Hoje em dia, a forma mais popular é o financiamento devido a sua facilidade de dividir o valor total em prestações, podendo ser quitado durante meses e  até mesmo em anos. Organize-se para investir em uma entrada alta no empreendimento e garanta prestações mais baixas. Isso facilitará o seu processo de pagamento sem comprometer a sua renda mensal.

6 – Programe-se financeiramente 

De acordo com o que abordamos no tópico anterior, o planejamento financeiro é essencial para que você possa realizar uma compra tranquila, sem imprevistos. Por isso, é extremamente importante que você entenda qual tipo de imóvel terá o melhor custo-benefício para a sua família, além de pensar também na forma de pagamento ideal para a sua renda total. Dessa forma, você fechará a compra com a certeza de que conseguirá liquidá-la!

Cuidados ao comprar uma casa ou apartamento

Cuidados ao comprar um imóvel na planta

  • Cuidado 1: Verifique o período de entrega das chaves! Essa é uma etapa muito importante para você conseguir planejar todo o processo de mudança com calma e eficiência.
  • Cuidado 2: Visite a obra pessoalmente e acompanhe o seu desenvolvimento de perto. Fique atento(a) à possíveis atrasos! 
  • Cuidado 3: Guarde os papéis e registros da compra, assim você garante mais segurança no processo. Caso necessário, você terá toda documentação para comprovar judicialmente os erros da empresa.
  • Cuidado 4: Tente observar cada detalhe do projeto e entenda se aquele ambiente será satisfatório para você! 

Cuidados ao comprar imóvel direto com proprietário

  • Cuidado 1: Se você já está decidido(a) da compra, é extremamente importante registrar a transação em um cartório. Dessa forma, você garantirá legalidade no acordo para ambas as partes.
  • Cuidado 2: Verifique no início do processo de compra se a documentação do imóvel está em dia. Assim, a transferência da propriedade será muito mais tranquila! 
  • Cuidado 3: Por estar comprando diretamente com o proprietário, o valor do imóvel pode ser equivocado. É imprescindível que você entenda a precificação do mercado imobiliário e faça comparações!
  • Cuidado 4: Ao comprar um imóvel diretamente com o proprietário, você precisa se atentar aos valores e cláusulas com mais atenção, certificando-se que não haverá ilegalidades no contrato no contrato.

Cuidados ao comprar um imóvel financiado

  • Cuidado 1: Certifique-se de que a sua documentação está em dia e evite surpresas durante o processo.
  • Cuidado 2: Avalie a construtora ou a incorporadora! Procure saber sobre a qualidade de seus serviços e empreendimentos entregues antes de fechar o negócio.
  • Cuidado 3: Com o auxílio de um advogado confira as cláusulas do contrato.
  • Cuidado 4: Observe a documentação do imóvel e do vendedor! 

Cuidados ao comprar imóvel antigo

  • Cuidado 1: Verifique o estado de conservação do imóvel, principalmente das instalações elétricas e hidráulicas.
  • Cuidado 2: Planeje um orçamento para possíveis reformas.
  • Cuidado 3: Visite o imóvel em diferentes horários e perceba a movimentação da rua, a dinâmica dos vizinhos e aproveite para observar outros detalhes.
  • Cuidado 4: Analise as condições do contrato e procure fazer a negociação com uma imobiliária de confiança. 

Esperamos que essas dicas te ajudem no processo de compra do seu imóvel. Se você pretende adquirir um apartamento na planta mas ainda tem dúvidas sobre o tema, não deixe de conferir nosso conteúdo: comprar um imóvel na planta é um bom negócio? 

Cuidados ao comprar um imóvel
compartilhe este post
Saudabilidade: como um imóvel pode impactar na sua saúde e bem-estar?
Sustentabilidade

Saudabilidade: como um imóvel pode impactar na sua saúde e bem-estar?

Leia mais
O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares
Sustentabilidade

O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares

Leia mais
Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575
Obras

Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575

Leia mais