O que você quer encontrar?

Apartamento para comprar em BH: o que considerar na hora de escolher
17 de agosto de 2021Tudo sobre imóveis

Apartamento para comprar em BH: o que considerar na hora de escolher

compartilhe este post

Para adquirir o apartamento ideal, é necessário realizar uma análise completa de todas as características que serão necessárias para atender à sua rotina e de toda a família. Por isso, é importante entender o espaço, a vizinhança, o comércio local, dentre outros fatores. 

É imprescindível que você estude todos os detalhes a longo prazo para que o seu investimento seja preciso. E para te ajudar nessa escolha tão complexa, a RKM listou os principais atributos que você deve analisar na hora de comprar um apartamento em BH. Confira a seguir.

Apartamento em BH: planeje-se antes de comprar

Ter um planejamento financeiro é indispensável na hora de comprar um apartamento

Você deve compreender quanto poderá gastar na sua aquisição, prevendo gastos extras no processo, como pequenas reformas, documentações e os percalços que podem acontecer no momento da mudança. Dessa forma, você estará preparado(a) para escolher o apartamento que mais lhe agrada, respeitando o seu orçamento.

Observe alguns fatores antes de iniciar a busca:

  • Seu limite de gastos;
  • As regiões cujo os valores do m² permitem encontrar opções mais vantajosas;
  • Se vale a pena esperar e comprar um apartamento na planta;
  • Possíveis vantagens ao optar por um apartamento usado;
  • Se um apartamento novo e pronto para morar é a melhor solução.

 

Verifique o tamanho ideal do imóvel

O tamanho do apartamento é uma das características que requer muita atenção na hora de fechar a compra. Como você está adquirindo um imóvel, é necessário que você pense, a longo prazo, se a estrutura que ele apresenta será satisfatória e atenderá todos da família. 

Algumas perguntas que você pode fazer neste momento do processo: 

  • A família irá crescer?
  • Nosso pet terá espaço para brincar?
  • Todos da família estarão satisfeitos com o espaço?
  • A garagem é indispensável?
  • A área de lazer é vantajosa para nós?

 

Atente-se à localização

Mais importante que escolher o apartamento certo para morar, é a escolha do bairro. Antes de fechar negócio, observe os arredores do condomínio e verifique a variedade do comércio. Ter uma padaria, farmácia, restaurantes, bancos e hospitais por perto é de grande comodidade, já que não será necessariamente preciso utilizar o carro para chegar até eles.

 

Também não deixe de investigar as formas de locomoção do bairro, como ônibus, metrô, e a quantidade de linhas de ônibus que atendem aos lugares que você precisa ir diariamente. É nesse momento que você entenderá as vantagens e desvantagens da localização e se ela, de fato, atenderá às necessidades de todos da família. 

Em Belo Horizonte, apartamentos no Vale do Sereno e apartamentos no Funcionários podem ser ótimas escolhas.

 

Informe-se sobre o condomínio

Saiba sobre o valor (ou a previsão) do condomínio com antecedência e confira se esse gasto será compatível com o seu planejamento financeiro. Não deixe de realizar essa pesquisa antes de fechar o negócio! Dessa forma, você ficará preparado(a) para arcar com todos os gastos do apartamento, sem prejudicar sua renda mensal.

Apartamento para comprar em BH: usado, novo ou na planta

Se você já definiu as regiões de interesse e o tamanho ideal do apartamento para comprar um apê em BH, agora é hora de dar atenção ao estado de conservação do tão sonhado imóvel. Como listamos inicialmente, você pode optar por apartamentos usados, novos ou na planta.

Se você optar por comprar um imóvel usado, é preciso ter a consciência de que talvez seja necessário alguns reparos que, consequentemente, irão requerer um investimento adicional. Por isso, avalie as condições estruturais, elétricas e hidráulicas de cada cômodo do apartamento para certificar-se de que tudo está no lugar e entender quais mudanças e consertos serão necessários.

Agora, se escolher morar em um apartamento novo, você será o primeiro morador do local. Mas ele também pode requerer melhorias e personalizações para garantir mais conforto na hora de se mudar. Também vale avaliar o custo-benefício do condomínio, que pode ser mais alto ou mais baixo de acordo com as comodidades integradas ao empreendimento.

A terceira opção, que está cada vez mais em alta, é a compra na planta. Essa escolha requer certos cuidados, como a verificação da documentação, a busca de referência da construtora, além da garantia da data de entrega do imóvel. Com essas informações você consegue criar um planejamento de acompanhamento da obra até a entrega das chaves, e garante uma previsibilidade no processo de mudança. Como também se trata de um apartamento novo, vale planejar os gastos que possam existir, como por exemplo com a  decoração inicial dos ambientes.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a encontrar as melhores opções na hora de pesquisar por apartamento para comprar em BH. Continue lendo nosso blog para conferir outras dicas relacionadas ao mundo imobiliário.

Apartamento para comprar em BH</div

compartilhe este post
Saudabilidade: como um imóvel pode impactar na sua saúde e bem-estar?
Sustentabilidade

Saudabilidade: como um imóvel pode impactar na sua saúde e bem-estar?

Leia mais
O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares
Sustentabilidade

O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares

Leia mais
Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575
Obras

Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575

Leia mais