O que você quer encontrar?

O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares
14 de outubro de 2021Sustentabilidade

O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares

compartilhe este post

Você sabe o que são energias renováveis? Se você ainda não tem conhecimento sobre essas energias, fique tranquilo(a). Iremos te explicar tudo sobre as energias renováveis e como elas colaboram para uma vida mais sustentável. Boa leitura!

Energias renováveis

As energias renováveis geralmente podem ser repostas de forma natural ao meio ambiente, sendo a grande maioria inesgotável (exceto a energia hídrica). Isto é, ao contrário do que pensamos, é necessário utilizá-las de forma consciente e responsável.

Porém, você deve estar se perguntando: o que são energias renováveis? Bem, as principais energias renováveis utilizadas no mundo são: a hídrica, eólica, solar, biomassa e biogás. A seguir, iremos explicar cada uma delas:

Energia hídrica

A energia hídrica funciona com o aproveitamento do potencial gravitacional da água dos rios para a movimentação de turbinas de eletricidade. Ademais, por ser uma das principais fontes que gera energia elétrica, ela também é conhecida como energia hidrelétrica.

Logo, a energia hidrelétrica pode ser obtida em Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs).

Energia eólica

A energia eólica está presente em diversos países e é utilizada em regiões que apresentam maior frequência e intensidade do vento. Porém, como ela funciona na prática?

O seu funcionamento é simples: a força do vento ativa as turbinas de um aerogerador e essa energia mecânica é convertida para energia elétrica.

Energia solar

A energia solar está cada vez mais popularizada no país, já que ela é uma ótima opção para quem deseja economizar sem abrir mão da qualidade de vida.

Contudo, essa energia tem duas funções: fotovoltaica e térmica. Dessa forma, na primeira função, ela gera energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas. Já a sua segunda função, serve para aquecer a água, seja de chuveiros, torneiras, dentre outras possibilidades.

É uma fonte inesgotável, considerando as circunstâncias atuais do nosso planeta.

Confira aqui nosso vídeo sobre Energia solar residencial: sustentabilidade e valorização do seu imóvel!

Biomassa

A biomassa é a matéria orgânica que pode ser utilizada na geração de energia. Além disso, as biomassas mais comuns utilizadas no mundo são: lenha, bagaço-de-cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, entre outras.

Além de ser renovável, essa energia apresenta baixo custo e possibilita o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados.

Biogás

O biogás é um biocombustível produzido a partir da decomposição orgânica, gerando gases que podem ser utilizados na geração de energia térmica, elétrica e combustível veicular. Inclusive, optar pelo uso do biogás é extremamente promissor, já que é uma alternativa sustentável e muito acessível.

Todas as energias renováveis citadas colaboram de forma favorável às mudanças climáticas, impactos ambientais e à saúde de toda sociedade. Além disso, elas são essenciais para empresas que procuram por um crescimento sustentável e socioeconômico.

Os impactos dos sistemas solares na sustentabilidade e economia

Agora que você já conhece um pouco das energias renováveis e as suas funcionalidades, vamos explicar como os sistemas solares impactam na sustentabilidade e na economia financeira. Veja a seguir:

Sustentabilidade

As placas fotovoltaicas apresentam alta demanda devido aos diversos benefícios que elas proporcionam. Logo, isso ocorre porque elas geram energia elétrica sem emitir gases ou qualquer tipo de poluente para a atmosfera, provocando impactos positivos ao meio ambiente.

Para quem preza por funcionalidade e bem-estar em seu lar, as placas fotovoltaicas são a escolha ideal!

Economia financeira

Além da função elétrica, as placas também são responsáveis pelo aquecimento solar. Dessa forma, esse sistema apresenta diversos benefícios:

  • Diminui os custos na energia elétrica da residência;
  • É renovável e limpa;
  • Não necessita de grandes manutenções;
  • Ocupa pouco espaço;
  • Oferece conforto térmico;
  • Gera a valorização do imóvel.

Essa é uma ótima opção para quem procura por economia financeira, bem-estar e, claro, sustentabilidade no dia a dia.

Contudo, para você que deseja viver com mais saúde, nós da RKM realizamos diversas pesquisas de mercado com o intuito de estruturar empreendimentos saudáveis e sustentáveis, proporcionando uma maior qualidade de vida para cada morador.

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre energias renováveis? Esperamos que sim! Aproveite e confira nosso artigo sobre Saudabilidade. Veja o que é e como é aplicado na construção de imóveis.

compartilhe este post
Saúde e bem-estar: projetos de espaços para sua casa
Dicas

Saúde e bem-estar: projetos de espaços para sua casa

Leia mais
Poluição sonora: a importância da acústica residencial
Dicas

Poluição sonora: a importância da acústica residencial

Leia mais
Jardins sensoriais: O encontro da paz e o verde
Decoração

Jardins sensoriais: O encontro da paz e o verde

Leia mais