O que você quer encontrar?

Investir em apartamento para alugar é um bom negócio?
17 de agosto de 2021Tudo sobre imóveis

Investir em apartamento para alugar é um bom negócio?

compartilhe este post

Essas são algumas dúvidas recorrentes para quem planeja investir em um apartamento para alugar: será que vale a pena? Meu investimento irá render? O que devo pensar na hora de escolher um imóvel?

Se você está com essas questões sobre quais aspectos deve considerar na hora de escolher, fique tranquilo(a), você está no caminho certo! Neste blog post, iremos mostrar quais características você deve observar, além de explicarmos as vantagens de alugá-lo.


Escolha uma localização favorável

O primeiro item que você precisa analisar na hora de investir em um apartamento para alugar é a sua localização. Dessa forma, você consegue conquistar novos inquilinos com maior facilidade ou até alugar a curto prazo. É a partir da localização que você analisa os benefícios do bairro e até um possível crescimento, além de pensar na valorização do imóvel.

Bairros que apresentam pontos turísticos, fácil acesso ao centro da cidade, cultura, lazer e transporte público acessível, geralmente são os mais procurados para aluguel.

 

Invista em um imóvel com infraestrutura de qualidade

Além de procurar por uma boa localização, é imprescindível que você busque investir em um apartamento que apresente uma construção de qualidade, verificando se a metragem do imóvel é satisfatória para o público que você deseja atingir. Seja ele estudantes, casais, pessoas que moram sozinhas ou até uma família completa.

As questões técnicas são essenciais para uma boa seleção, mas você deve se atentar às facilidades que o imóvel oferecerá para aos inquilinos como: condomínio, vagas cobertas, segurança, elevadores, dentre outras opções. Tanto para opção comercial quanto para residencial, você deve entender às necessidades do futuro morador e a renda que deseja atrair.

Avalie o valor médio do aluguel da região

 

Para você compreender melhor o retorno do seu investimento, é necessário que você pesquise o valor dos imóveis na região que pretende investir. Assim, é possível fazer uma comparação, entendendo os diferenciais que você irá incluir no imóvel como: móveis planejados, acabamento diferenciado, etc. Dessa forma, você poderá analisar se o seu investimento valerá a pena em curto ou longo prazo, além de poder fazer um balanceamento de valores, de acordo com a região e o mercado.

Calcule os custos para o investimento


Na hora de investir em um apartamento para alugar você precisa ficar ciente dos custos que vão além da aquisição como: documentação, imposto de renda, possíveis reformas que possam ser necessárias para que o imóvel seja alugado, condomínio e manutenção.

Depois de calcular todos os custos, você deverá verificar se o aluguel do local irá liquidar os investimentos que deverão ser feitos no local.

 

A potência da procura

A demanda por aluguel definitivamente tem sido uma crescente em torno do país, onde muitas pessoas procuram morar perto do trabalho, faculdade ou próximos ao centro da cidade, buscando mais bem-estar e qualidade de vida.

Com o investimento constante em apartamentos para alugar, o mercado imobiliário tem constatado ganhos e novas oportunidades de negócio. Por isso, investir em um imóvel para alugar pode ser uma ótima alternativa para você garantir uma renda extra e tomar uma decisão segura.

E, para que dê certo, é importante conhecer a localização e o imóvel que você pretende investir, tendo em vista o bairro, retorno, possíveis valorizações ou desvalorizações do local, além dos gastos necessários que foram citados anteriormente.

 

Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas sobre o tema. Acreditamos que esses passos serão determinantes para que você faça uma ótima escolha!

Está pensando em comprar um imóvel na planta? Confira nosso blog e entenda suas vantagens.

Investir em apartamento para alugar
compartilhe este post
Saudabilidade: como um imóvel pode impactar na sua saúde e bem-estar?
Sustentabilidade

Saudabilidade: como um imóvel pode impactar na sua saúde e bem-estar?

Leia mais
O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares
Sustentabilidade

O que são energias renováveis? Veja os impactos dos sistemas solares

Leia mais
Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575
Obras

Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575

Leia mais