O que você quer encontrar?

Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575
14 de outubro de 2021Obras

Segurança na construção civil: saiba tudo sobre a norma NBR 15575

compartilhe este post

Um edifício precisa ser construído com materiais de qualidade e mão de obra qualificada, certo? Sabendo disso, iremos te explicar sobre a norma NBR 15575 e quais impactos ela gera para a construção civil. Boa leitura!

O que é a NBR 15575?

A norma NBR 15575, conhecida como Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, foi criada para estabelecer um padrão construtivo de qualidade para os imóveis. Dessa forma, a partir dos critérios e regras orientados na norma, as construtoras precisam adequar seus materiais, mão de obra, e todas as ações que permeiam a construção de um imóvel.

Portanto, essa norma auxilia no desenvolvimento do setor e ainda possibilita que o mercado tenha um padrão de qualidade.

Quais são os seus impactos na construção civil?

Essa norma gerou grandes impactos na construção civil, pois possibilitou mudanças nos processos e nas práticas do setor. Além disso, a norma NBR 15575 garantiu mais segurança e bem-estar para o comprador final.

Quer saber porque? Confira as principais mudanças e avanços do setor após a norma:

Sustentabilidade para os empreendimentos

As construtoras estão optando por materiais menos nocivos para a natureza e estão investindo em projetos sustentáveis para promover mais comodidade, bem-estar e saúde em suas edificações.

Com isso, a durabilidade dos empreendimentos está se modernizando de forma acelerada e impactando positivamente nos padrões de alta qualidade.

Inovação para a construção civil

A partir da norma NBR 15575, muitas construtoras começaram a adotar processos mais tecnológicos e adequaram seus materiais para o propósito de sustentabilidade tornando seus sistemas construtivos eficientes e inovadores.

Gerenciamento das obras mais consistente

Com um mercado apto à inovação, o gerenciamento das obras também se modificou para atender às exigências da NBR 15575.

Para isso, as construtoras têm procurado por sistemas ou tecnologias que ajudem no processo de planejamento e gerenciamento de obras, informando todos os detalhes da edificação para os diversos profissionais envolvidos (ex: engenheiros, arquitetos, decoradores, etc).

Quais são os principais critérios da norma NBR 15575?

Ela contempla diversos critérios sendo os principais: conforto acústico, térmico e lumínico. Inclusive, cada um deles é fundamental para que os ocupantes de um empreendimento tenham bem-estar e saúde.

Nesse sentido, no conforto acústico é imprescindível que a espessura das paredes e das lajes seja padronizada para evitar barulho dos vizinhos de outros andares ou barulhos externos.

O térmico tem o intuito de equilibrar a temperatura geral do ambiente, seja desde os materiais escolhidos até a posição em que o empreendimento se encontra.

Já o lumínico envolve a iluminação do local: a posição das janelas, a intensidade de luz solar e a distribuição da luz natural entre os ambientes internos e externos.

Nós da RKM, prezamos por empreendimentos saudáveis e sustentáveis, por isso investimos em técnicas e materiais que visam garantir o bem-estar de nossos moradores. Além disso, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e preparados para inovar e transformar.

Confira nosso podcast sobre o assunto:

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre a norma NBR 15575. Quer conhecer uma tecnologia que está aprimorando os processos da construção civil? Clique aqui e confira!

compartilhe este post
Saúde e bem-estar: projetos de espaços para sua casa
Dicas

Saúde e bem-estar: projetos de espaços para sua casa

Leia mais
Poluição sonora: a importância da acústica residencial
Dicas

Poluição sonora: a importância da acústica residencial

Leia mais
Jardins sensoriais: O encontro da paz e o verde
Decoração

Jardins sensoriais: O encontro da paz e o verde

Leia mais